DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

UMA VIAGEM ESPETACULAR

UMA VIAGEM ESPETACULAR


Gracinda Calado

Saindo de Fortaleza rumo ao centro-sul, região montanhosa, encontraremos o melhor clima da região, as mais lindas paisagens, cheias de verde, de canaviais, planícies onduladas, onde se desenvolvem riachos e ribeirões, principalmente no município de Redenção, primeira cidade que aboliu a escravidão no Ceará.

Durante a viagem a expectativa é a cidade de Baturité, capital do maciço do mesmo nome, e que um dia foi vila, chamada de “Monte Mor”, pela fertilidade do seu solo, pelo seu clima ameno, pela beleza de suas matas, pelas águas que brotam com facilidade de seu chão, pela fartura de seus pomares e pelas serras que circundam seu corpo verdejante.

A cidade fica no sopé da serra de Guaramiranga e Pacoti, abençoada pela imagem de nossa senhora de Fátima encravada no alto da serra, na vista mais linda do lugar! De lá se avista toda a região da planície e os montes que fazem o maciço, os rios que cortam as cidades, as plantações de café e bananas.

Temos mais acima, o paredão do “olho d’água”, onde impera o convento dos jesuítas, primeiros evangelizadores católicos da região, onde em tempos distantes funcionava o seminário para padres e estudantes. Nas mesmas terras deslumbram-se as águas da barragem “tijuquinha”, que serve à cidade de Baturité de água potável, durante o inverno e verão, com suas águas doces, e transparentes.

Na cidade de Baturité, temos oportunidade de conhecer museus históricos, marco do centenário da cidade, igrejas seculares, prédios antigos coloniais, estação ferroviária onde se encontra em museu aberto a réplica da primeira máquina a vapor que fazia o percurso de viagens de Fortaleza a Crato e vice versa. Além de tudo, jardins arborizados, cidade enfeitada de benjamins antigos, os prédios dos colégios salesianos, que durante muitos anos abrigaram em suas dependências rapazes de todos os lugares do Brasil, e no colégio feminino moças que preferiam estudar no regime de internato ou externato com as irmãs filhas de Maria Auxiliadora.

Venha conhecer as maravilhas de nossa região, você não voltará somente uma vez, mas outras vezes, tenho certeza! Sentirá saudades do sabor doce das águas, do cheiro perfumado das flores que nascem às margens das estradas, dos vendedores de frutas frescas e maduras nos quiosques, das feiras nos dias de sábado onde se encontra de tudo, dos engenhos de cana onde se produz a rapadura e outras coisas simples da região, mas valorosas e encantadoras.


Nenhum comentário: