DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

domingo, 27 de março de 2011

O PLANETA TERRA PEDE SOCORRO


Gracinda Calado

O que se passa com nosso Planeta?

Não há quem não se emocione com as devastações que a terra enfurecida faz aos seus filhos. Será mesmo nossa mãe? Muitas vezes ela se reveste de madrasta.

Castiga a todos eles, arrastando-os ao desespero e à morte...

Os terremotos na China e no Japão, no Haiti, no Chile, onde crianças são sacrificadas e mortas, homens e mulheres arrastados pelos tremores que sacodem as populações impotentes aos estragos. No Brasil, as enchentes devastam casa e arrastaram milhares de pessoas, enquanto dormem, nos deslizamentos nefastos das encostas dos morros. As populações destes lugares, protegem-se apavoradas, enquanto tudo vai sendo consumido pelo furor da natureza, como se quisesse dizer alguma coisa, ou dar um aviso para todos nós. O povo chora, suplica, reza, e nada acontece para amenizar o sofrimento das populações do mundo...Não existe território de risco, todos estão fadados ao desespero dos furacões, das grandes chuvas, dos grandes rios que invadem suas margens sem piedade.

Até quando vamos conviver com tudo isso? Às vezes sentimos que o Planeta pede socorro e não entendemos nada. O grito de socorro da terra cada vez se torna mais alto, mais vivo e mais destruidor.

O aquecimento global, cada vez mais intenso, é o sinal do nosso tratamento para com nosso velho planeta!

A cada dia sabemos de alguns acontecimentos fenomenais da terra em fúria, descompensada de sua missão natural “à proteção do homem no planeta”.

O que podemos fazer para que novamente façamos as pazes com ele?

Até o mar invade seus limites naturais, empurrando suas grandes ondas sobre a terra, devastando tudo em seu caminho, com a fúria de um vulcão!

Socorro , o planeta pede socorro! A terra estende os braços aos seus filhos, para que salvem o planeta que há tantos anos sustenta as vidas dos seres humanos, dos animais e das plantas.

Que os homens tenham cuidado com o planeta; mais dias, menos dias todos perecerão, se não escutarmos o seu grito de socorro e de agonia. É urgente que pensemos nisso!

(27/03/201)

terça-feira, 22 de março de 2011

O TEMPO PEDE CONTAS DO TEMPO

Vivi fantasias e longas vitórias,

Viajei no tempo e no imenso espaço.

Cantei melodias, contei muitas histórias.


Plantei árvores no meu imenso jardim,

Chorei muitas lágrimas de saudades,

Não dei conta do tempo que passou para mim.



Tive filhos, netos, irmãos e meus pais,

O que mais posso desejar nesse mundo,

Além da guarida da vida que me levará?



O tempo pedirá conta do tempo que passou,

Corre como um rio caudaloso sem parar,

Não me dei conta desse tempo precioso,

Que nunca virá e nunca mais voltará.


Tempo de nascer, de crescer, de morrer,

Tempo de amar, de plantar, de colher.

Tempo de sentir, de florir, de sorrir,

Tempo de cantar, de chorar, de rezar...



Somente agora me dou conta do tempo

Meu companheiro, meu caro engano,

Amigo, me ama, me abraça, me pune,

Ainda me guarda aos setenta anos!

quarta-feira, 16 de março de 2011

A NATUREZA PEDE SOCORRO



Gracinda Calado



Oh Deus! A natureza pede socorro.

Onde era rio caudaloso, somente um fio de água chora sobre a terra seca.

Por outro lado cascatas devastadoras empurram cidades e pessoas para o fundo dos abismos fazendo a desgraça de muitas famílias.

No fundo dos oceanos os peixes sentem o aquecimento global e suas conseqüências.

Os corais estão morrendo nas águas vermelhas contaminadas pelos minerais nocivos aos peixes, crustáceos e esponjas coloridas.

Oh Deus! Alivia a matança desses animais que trazem beleza aos nossos mares.

Segura com tua mão protetora a fúria dos vulcões, as tempestades de inverno e verão. Manda para todos nós as flores e os perfumes das primaveras, ameniza o frio dos invernos rígorosos!

Oh Deus! Controla a mente nefasta do homem para não agredir o meio ambiente, com seu espírito destruidor e poluidor do ar, dos mares, da terra, dos rios, da natureza!

Sentimos a falta dos pássaros que enfeitam as matas e enchem de alegria o ar com o som de seus gorjeios.

Oh Deus dos mares! Protege os marinheiros que vivem na solidão do infinito. Acalma os temporais, livra os caminhos que singram as grandes ondas que permeiam os oceanos.

Não deixa que nosso planeta se extinga na imensidão do universo, que as estrelas não pereçam, o sol não desapareça, e a lua não fuja para longe onde não encontre nunca o sol! Obrigado Senhor!

segunda-feira, 7 de março de 2011

O MEU PASSADO ESTÁ NO MEU PRESENTE


Gracinda Calado

O meu passado vive sempre no meu presente.

Nas manhãs, quando o sol derramava sua luz, cor de ouro, como fazia nos jardins floridos de minha terra, eu me iluminava com o brilho de seus raios!

A água cristalina dos rios descia banhando as cordilheiras verdejantes das encostas da serra cobertas de flores silvestres, deixavam um perfume de mato verde e virgem sobre as colinas.

Nos arvoredos os pássaros coloridos e cantadores, saltavam de galho em galho, numa alegria louca à procura de seus filhotes.

Às margens das estradas, numerosas barracas deixavam à amostra variedades de frutas para vender aos que ali passavam.

O sabor e o cheiro do mel que escorria pelos cantos da boca, verdadeiro alimento dos deuses, oferecido pelas abelhas, adoçavam a nossa vida de criança.

Nos quatro cantos da serra de Baturité, o silencio chegava devagarzinho preanunciando o vento que passava rasteiro e logo o dia ia morrendo entre as árvores mais antigas e entre os bambuzais que se entrelaçavam pela força dos ventos da noite.

O cheiro de saudade anunciava a energia daquele lugar onde voltamos para ver e onde passamos horas de quietude e solidão, olhando tudo e sentindo tudo como antigamente...

As lembranças de minha terra encheram meus olhos de lágrimas e meu coração de saudades, uma sensação boa das lembranças do passado, como se o presente houvesse roubado a cena.

Chegou à hora de partir, mas levarei para o meu presente e meu futuro o meu passado fantasiado de vida e de emoções!

TARCILIA


GRACINDA CALADO



Como o entardecer que declina sua luz ao fim do dia, ela fechou os olhos para não ver as sombras que perseguiam sua vitalidade arrastando um pouco do que restava de sua energia e vida.

Como as borboletas que se contorcem no casulo ao fim da tarde morna, ela esperava o anoitecer para abrir suas asas brancas e voar para a luz.

Minha querida irmã, que tanto eu amava! Não tive a vez de lhe falar nem experimentei a doce hora de dizer que a amo, pois não imaginava que a hora derradeira já chegara inesperadamente, mais que de repente, me deixando com a alma em pranto e o coração em explosão de dores pela sua partida para o céu.

Custa-me acreditar que viverei sem ela, minha companheira e amiga de todas as horas!

O céu é testemunha do meu pesar, das minhas inquietações e da minha dor ao vê-la partir sem um adeus. O luto da minha alma reveste-me de pranto e ao mesmo tempo me consola acreditar que sua vida é eterna na morada dos anjos junto a Deus!

Bendita mãe que nos gerou no amor e que nos deu as mais lindas lições de fé na Eucaristia e no Evangelho de Jesus, que ressuscitará os mortos e dar-lhes-á a vida eterna na glória de Deus Pai!

Jamais esquecerei seu espírito alegre e brincalhão, mesmo nos momentos em que lhe roubavam a paciência; a vida era sempre uma festa enfeitada de sorrisos e alegria. Como um milagre a harmonia se equilibrava e vencia sempre o bom humor que adornava a e enchia a sua vida de felicidade!

Estou só no vazio, das suas brincadeiras, da sua alegria, da sua simplicidade e do seu amor, irmã querida!

Que seja o céu o seu limite e para lá encaminharei as minhas orações para que amenize um pouco da sua saudade e da minha dor por viver sem o seu amor; minha querida irmã adeus!