DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

NATUREZA VIVA

Gracinda Calado

Em meu pequeno jardim observo alguns animais e fico perplexa ao ver que cada um tem sua personalidade, seu modo de se conduzir, de se comportar, de interagir com a natureza.
Bem ali subindo no galho da árvore uma lagarta verde, cheia de pernas se contorce lentamente à procura de folhas verdes fresquinhas, novas e delicadas para comer. Seu corpo é de uma flexibilidade espetacular e seu contorcionismo é idêntico ao dos artistas de circo.
Fico atenta às borboletas douradas que dificilmente aparecem por aqui. É de extraordinária beleza e sedução. Ficam paradas no ar vibrando as asas, depois voam em outra direção. No mesmo instante, outras borboletas aparecem de cores multicoloridas como arco-íris. Elas chegam exibem suas asas brilhantes e fogem rapidamente.
Mais adiante numa papoula vermelha que acabara de desabrochar, chega um beija-flor faceiro, bate as asas com força que parece até uma música! Fica quase parado no ar e suga o mel da flor mas não se satisfaz, corre a beijar outra papoula amarela. A variedade de cores se mistura, o azul do beija-flor com a cor amarela da flor, as ramagens verdes e outras papoulas vermelhas tudo se combina, tudo se confunde com a natureza do lugar.Tento sair dali, não posso, pois está tudo muito interessante!
Sabe quem chegou de repente? Um velho sapo que meus netos chamam de “cazuza”, todos os dias ele chega passeia em todo o jardim, come alguns mosquitinhos e fica ali parado na beira da água esperando outras presas. “Cazuza” já está velho, há anos que nós o conhecemos aqui entre as gramas e nas plantinhas rasteiras onde os besouros fazem a festa de todas as manhãs.Deixo o velho sapo no seu canto e volto o olhar para o meu gatinho que está quase sentado na mureta do jardim apreciando todo movimento lá em baixo. Seus olhos azuis brilham e sua atenção é tão grande que parece está pensando algo que não sabemos, pois ele não se move, parece uma estátua viva.
Seu nome é Nino, muito meigo e manhoso, não se mistura com outros gatos, parece que é preconceituoso, só porque seu pelo é belo, marrom, sedoso, sua raça é siamês.A sua idade ninguém acredita, mas tem 15 aninhos é muito feliz!
Acho que eu já falei demais. Assim nessa carreira vou longe! Depois conto a história de outros animais.A lagartixa branca, a barata cascuda, a perereca rosada, e as abelhas africanas no caramanchão.Os sapinhos filhos do “cazuza”, só chegam à noite para divertir a criançada.

Nenhum comentário: