DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TRISTE MUDANÇA


Gracinda Calado

Visitando minha cidade Baturité, fui em busca de seu clima acolhedor, sua água doce, saborosa, que jorra de suas nascentes da serra.

Todas as noites, nas largas calçadas pessoas se reuniam para conversar, ou aproveitar a frescura da noite e amenizar o calor do dia.

Quantas vezes ali na calçada de minha porta eu ficava me deliciando da beleza ímpar de sua natureza prodigiosa, o passeio da lua no céu, as noites estreladas, enquanto garotos brincavam no quarteirão de pega-pega e outras brincadeiras...

A vida era calma, a cidade pacata, e assim mesmo gostávamos dela, pela tranqüilidade que nos dava segurança.

Hoje não vemos cadeiras nas calçadas, nem crianças brincando, nem reunião de amigos em seus corredores, nem a juventude saboreando os deliciosos picolés de frutas, os tradicionais doces gelados em sua sorveteria central.

Minha tristeza está na crueldade da mudança brusca de seus costumes moderninhos demais; carros com portas abertas e o som muito alto quase na porta da igreja matriz, uma falta de respeito, prevalece ali naquele lugar pela imaturidade dos seus filhos, a pouca educação de algumas famílias que apóiam esses costumes irresponsáveis talvez pelo costume de convivências mal resolvidas. Sem falar nos carros que rodam em toda velocidade nas ruas, no coração da cidade, não obedecem a sinalização nem instruções de trânsito.

Fico pensando, o que fizeram de minha cidade?

Onde se esconde seu povo educado, acolhedor, hospitaleiro, respeitador e ético?

O que fizeram com a minha cidade, tão linda, tão colorida, tão pacata? Mudaram-lhe a cor, destruíram-lhe seu doce sabor, apagaram-lhe seu passado de glórias e de vitórias, dos homens honestos, decentes, sua história de bravos intelectuais, tudo isso está hoje indo na contra mão do progresso, do sucesso e do desenvolvimento.

Aqui deixo o meu protesto pelo descaso, o meu lamento com votos de breve recuperação pelos corajosos filhos que nela ainda suportam viver, desejando que um dia voltaremos a passear em suas ruas com sorriso nos lábios e com o coração cheio de alegria.

Em 4/7/2011

Nenhum comentário: