DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

segunda-feira, 29 de março de 2010

SEMANA SANTA


Gracinda Calado

Semana Santa é a época em que a igreja comemora a memória da Paixão e morte de Jesus.
Antigamente nas cidades mais tradicionais e evangelizadas pelos Jesuítas, fazia-se durante a semana inteira jejuns e abstinência de carne, como também a realização de via- sacras recordando o caminho do calvário de Jesus, em todas as igrejas.
Na minha cidade natal, Baturité, a tradição era comemorada com grande religiosidade e muita devoção.

Além das vias-sacras, orações, penitencias, jejuns e abstinência de carne, havia na sexta- feira santa a procissão do Senhor Morto pelas ruas principais, momentos de todos os fiéis cristãos refletirem sobre todo o sofrimento de Cristo e a doação de seu sangue na cruz pelos nossos pecados.
Todos os paramentos litúrgicos eram roxos; os seminaristas ou coroinhas iam na frente, as irmandades religiosas seguiam rezando as orações dos mistérios da crucificação e morte de Jesus, e atrás, no final da procissão a imagem do SENHOR MORTO, coberto com um manto roxo representando o seu percurso para o túmulo.

Eram momentos de muita emoção, de orações, de sacrifícios e muito respeito durante a passagem da procissão pelas ruas da cidade.
O momento mais emocionante era o encontro de Jesus na cruz com sua mãe Maria (N.S. das Dores), onde uma parte ia por uma rua e outra por outra rua, as duas se encontravam deixando a emoção no coração de todos os fiéis católicos.Lágrimas iam aos olhos dos mais sensíveis e mais emotivos durante a encenação do quadro do encontro de Jesus com Maria.

A cada momento um coroinha ia tocando um instrumento chamado Matraca, que somente é tocado na Semana Santa, para avisar aos fiéis que a procissão do Cristo estava passando nas ruas da cidade.
Eram momentos emocionantes e a participação era quase unanime de todos os seus habitantes.

Nenhum comentário: