DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

RELIGIOSIDADE


RELIGIOSIDADE: COISAS DA MINHA TERRA


Gracinda Calado.

Quem me dera estar sempre aos pés do altar de Deus!
Minha igreja da Palma, minha verdadeira identidade.
Lá senti o sal na pia batismal aos oito dias de nascida.
Lá fiz minha primeira comunhão, senti o amor de Deus na hóstia santa.
Lá jurei fidelidade ao homem que eu amava.
Lá batizei meus quatro filhos, minhas jóias preferidas.
Igreja matriz de minha terra querida!

Monumento secular de inspiração, sacrário de minhas orações!
Nela guardo os melhores momentos de minha vida, quando das missas de nove horas ou das festas da padroeira, das quermesses animadas e participadas por todos os seus filhos.
O som do seu sino é diferente dos demais...
É o som dos anjos, do chamado de Deus e de N. Senhora da Palma para as orações.
Igreja de Santa Luzia, padroeira da visão, protetora dos que não podem ver.
Cravada no coração de minha cidade, deixa saudades de suas festas em pleno mês de Dezembro. As olas gigantes, os barquinhos, a ola de cadeirinhas, os jogos, as pescarias em noites de novenas animadas onde brincávamos sem medo.
Igreja de N. Senhora Auxiliadora, arquitetura moderna, cuja estátua foi trazida nos anos sessenta da Itália, uma perfeição de escultura.
Pertence às irmãs salesianas que a zelam com carinho.
Igreja de Santo Antonio no alto do Putiú, onde a devoção ao santo é de quase cem anos naquele lugar.
Igreja de N. Senhora do Rosário, no bairro das Lages, freqüentada por muito dos que veneram essa devoção a nossa Senhora.
Na cidade existem algumas capelas, como do hospital, da maternidade, nos povoados vizinhos e a grande Igreja do colégio Jesuítas, hoje Casa de Repouso, no alto da serra na fazenda ‘Olho d água’. Sua arquitetura é uma atração turística da cidade; Cristo Rei é seu patrono.
Baturité se orgulha de seu passado de glórias e de grande religiosidade.
O maior de todos os legados religiosos e espirituais são os padres e as freiras que não se cansam de zelar também pela educação dos jovens e crianças da cidade.
São dedicados educadores e evangelizadores nessa terra abençoada por nossa Senhora de Fátima cuja imagem cravada no alto da serra abençoa a todos os seus filhos.Foi um presente de um grande personagem da história de Baturité, o comendador Ananias Arruda.
Esse homem tudo fazia pelos padres e pelas freiras e pela catequese e evangelização. Uma boa parte de seu patrimônio foi doada aos que chegavam em Baturité com o objetivo de Educar e Evangelizar.
De Baturité saíram muitos padres e freiras, filhos da terra, que hoje estão espalhados por todo território brasileiro.
Parabéns Baturité!

Nenhum comentário: