DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BATURITÉ MINHA ALMA SE INFLAMA



BATURITÉ A MINHA ALMA INFLAMA


GRACINDA CALADO



QUANDO VEJO OS MOVIMENTOS E ALEGORIAS DE FIM DE ANO, PENSO EM MINHA TERRA.


MINHA QUERIDA BATURITÉ!


AS CASAS FICAVAM SEMPRE ABERTAS, AS LAPINHAS ERAM CUIDADOSAMENTE PREPARADAS, AS CRIANÇAS SE DIVERTIAM ENQUANTO APRENDIAM A HISTÓRIA SAGRADA, DO NASCIMENTO DE JESUS.


MÊS DE DEZEMBRO, MÊS DAS FESTAS!


CIRCULAVA ENTRE NÓS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES AINDA, O DESEJO DE CONHECER JESUS, MARIA E JOSÉ, NA MANJEDOURA, AO LADO DOS TRÊS REIS MAGOS, DOS ANIMAIS NA ESTREBARIA, O LAGO FEITO DE ESPELHOS E PATINHOS QUE NADAVAM ENTRE O CAPIMZAL, FEITO DE ARROZ , PLANTADO NAS VÉSPERAS, DAVA UMA MÁGICA IMPRESSÃO QUE ESTÁVAMOS EM BELÉM NO VERDADEIRO PRESÉPIO!


O CÉU ERA REPRESENTADO POR ANJINHOS QUE VOAVAM EM CIMA DAS CABEÇAS DOS PERSONAGENS DA HISTÓRIA. EM ALGUMAS LAPINHAS ENCONTRÁVAMOS O BURRINHO QUE LEVOU O MENINO-JESUS FUGINDO DO REI HERODES, PELOS BRAÇOS DE MARIA, QUANDO DE UMA VISÃO UM ANJO DISSE A JOSÉ “FUJA QUE OS SOLDADOS ESTÃO PROCURANDO O MENINO-JESUS PARA MATÁ-LO”.


NA NOITE FRIA A FAMILIA FOGE, DEIXANDO PARA TRÁS, TUDO AQUILO QUE SIMPLESMENTE ACOLHEU JOSÉ, MARIA E O MENINO-DEUS, NOSSO SALVADOR.


NAS MINHAS RECORDAÇÕES, GUARDO NA ALMA E NO MEU CORAÇÃO AS EMOÇÕES E AS SAUDADES, DAQUELES DIAS MARAVILHOSOS DE CRIANÇA, E AS SAUDADES DAS ESTRELAS QUE ORNAMENTAVAM O CÉU DE BELÉM, A ESTRELA DALVA, QUE ANUNCIOU JESUS AOS TRÊS REIS MAGOS, SEGUINDO O CAMINHO DE BELÉM. LÁ OFERECERAM OURO, INCENSO E MIRRA A JESUS.


TUDO QUE APREDI, FOI NAS MARAVILHOSAS LAPINHAS FEITAS COM OS CUIDADOS DE QUEM ENTENDIA A HISTÓRIA, COMO DONA MARIA JOSÉ FALCÃO, QUE BRILHANTEMETE NOS PRESENTEAVA NAS COMEMORAÇÕES DE NATAL! COMO ERAM LINDAS AS SUAS LAPINHAS!!


HOJE NÃO ENCONTRAMOS MAIS AS “LINDAS LAPINHAS”, APENAS AS FANTASIAS DO GORDO PAPAI NOEL QUE TODOS OS ANOS, MAIS ENCANTA AS CRIANÇAS MAL INFORMADAS, PRINCIPALMENTE DAS CIDADES GRANDES, PELO DESEJO DO CONSUMISMO E DO GANHO FÁCIL. QUE DEUS PROTEJA AS CRIANCINHAS, E QUE OS PAIS ENSINEM O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL DE JESUS!


domingo, 20 de dezembro de 2009

ANO NOVO!!!!



ANO NOVO


(Gracinda Calado)



Exuberante a natureza explode em versos.


Enche-se de energia o mundo!


O ar explode em luz e som.



Nasce o Ano Novo!


Em meio às emoções, renasce a fé nos corações!


Malabarismos de cores, furta-cores no céu de nossa pátria!


Fogos coloridos enchem o ar e os corações de amores.



Contraste no céu e no mar.


O verde, o azul, e o luar, completam a festa num cantar.


Estouro de fogos e de luzes, magia na natureza.


Prenúncios, adivinhações, mistérios...


Nasce um novo ano, radiante e forte!



O ar se contamina de energia!


Em meu ser uma ânsia louca de viver e experimentar esse momento de prazer!


As pessoas caminham para um lado e outro, juntas nesta hora de paz e de emoção!


Deseja-se, se beijam, se abraçam, se amam!



Bons augúrios, bons presságios, bons ensejos.


A música explode no ar em sons e versos.


Lágrimas escorrem em nossas faces de tanta alegria!


Saudades invadem alguns corações solitários, lembranças de alguém que já partiu.



Todos rezam uma oração, uns agradecem, outros fazem um pedido, outros não dizem nada,


Ficam calados quietos e mais um ano termina!


Outro começa, renasce a vida, os amores, os projetos, as emoções.


Tudo é mistério para o ano que vem!

O ANO VELHO ESTÁ MORRENDO



O ANO VELHO ESTÁ MORRENDO


Gracinda Calado



O ano passou e passaram as tristezas, as alegrias, as incertezas, as angústias, as inseguranças, tudo que vivemos e convivemos com ele.


Só não passaram: a esperança, a coragem, a serenidade e a vontade de viver.


Com otimismo encontramos forças para resistir a tudo que nos machucou, decepcionou ou torturou intimamente, ou deixou marcas profundas em nossa alma.



Percorremos caminhos, fizemos amigos, deixamos rastros, pegadas, raízes entre as pessoas que amamos.


Dentro de cada um de nós floresceram alguns sentimentos bons: de fraternidade, solidariedade, justiça, enquanto se fortificaram a esperança do amor e a capacidade de dizer: “te amo”, ou "preciso de ti”.



Fomos crianças ao embalo das manhãs claras a espera de um milagre de vida.


Fomos felizes, enquanto arrancávamos as traças, a poeira e pequenas sujeiras da alma, porque soubemos conviver com as injustiças e as ingratidões, muitas vezes com quem mais amamos.



O espetáculo do ano que passou, terminou!


Tivemos perdas, mas tivemos muitos ganhos, e uma necessidade imensa de repensar a nossa vida, fazer balanço de nossas novas amizades, refletir velhos conceitos e acontecimentos!



Floresceram em nossas consciências os propósitos de avaliar tudo aquilo que não teve acréscimo para o nosso crescimento espiritual e os que acrescentaram algo em nossa convivência, principalmente com nossos familiares e amigos mais próximos.



Para que a festa que se aproxima, com o ano que vem, 2010 seja perfeita, esqueçamos os dissabores, as mágoas do passado e tudo aquilo que nos incomoda.


Que o raiar de novo ano nos traga a certeza de que seremos muito felizes e o ano seja pleno de realizações.



Saibamos usar nossa inteligência a serviço do bem e da felicidade ; saibamos fazer também felizes os que gostam de nós. Para isto usaremos as nossas falhas para corrigir os erros que acarretaram tristezas e dissabores a alguém.



Sigamos então o caminho, recomeçando, redescobrindo, reaprendendo ser feliz e fazendo alguém também feliz, com muita coragem, força e muita compreensão!


Feliz Ano Novo!!!!!!!2010.