DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

COMO ERAM DOCES AQUELES DIAS

Amanhece na minha cidade!

GRACINDA CALADO
O sol parece um espelho de água a refletir suas cores no jardim da praça.
Aos poucos tudo vai se modificando no vai e vem dos estudantes rumo às escolas.
O comercio lentamente abre suas portas e exibe suas mercadorias especiais.
No mercado das frutas os vendedores oferecem ‘tudo de primeira’ qualidade na vista do freguês. Senhoras correm às compras ainda cedo para encontrar o melhor peso de carne para o almoço e verduras fresquinhas para o deleite de sua família.
Na rua alguns oferecem o feijão verde com maxixe e quiabo, milho verde e chuchu da serra.
Nas lavouras os agricultores lavram a terra ainda molhada pelo orvalho da noite, tentam prepará-la para a próxima safra.
Nos engenhos das antigas fazendas ou sítios, a cana ‘de açúcar’ despeja seu doce mel nos caldeirões, fervendo a garapa para a produção de rapadura.
Subindo as ladeiras encontramos pessoas que vão e vêem à procura de algo interessante para fazer enquanto se encontram com amigos e batem um papo gostoso contando as novidades do dia anterior.
A vida calma e pacata do interior nos leva a refletir sobre nosso passado na alegria que vivemos anos atrás levando cada minuto de nossas vidas na tranqüilidade de nossas famílias. Ainda não conhecíamos as ultimas descobertas tecnológicas da comunicação, apenas o rádio e a televisão “preto e branco”, nos ajudavam nas informações e divertimentos da época.
Nos coretos da praça a juventude se deleitava ouvindo a banda tocar seus dobrados e canções de saudades e recordações, conhecidas por nossos pais.
Tudo era maravilhoso, no frio da noite que se espalhava por toda a cidade e nas calçadas onde famílias se reuniam para conversar.
Longe o galo cantava anunciando a hora de dormir.
Como eram doces aquele dias na minha linda cidade de Baturité!

Nenhum comentário: