DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

sábado, 22 de agosto de 2009

SARAUS DE BATURITÉ ANTIGA


SARAUS DE BATURITÉ ANTIGA
Gracinda Calado

Ainda ouço os sons dos saraus, que nas tardinhas frias de junho saiam dos casarões bem próximos a nossa casa.
As vozes eram tão lindas, límpidas e melodiosas, cheias de romantismo, de saudades e recordações.
Os plangentes violões e os bandolins choravam sem temor, sem medo de dasafinar, e tocavam suas cordas e o coração da gente.
Tocavam horas inteiras deleitando nossa alma, nos trazendo paz e boas recordações.
Quantas vozes se apresentaram, quantos sons foram extraídos daqueles instrumentos, quantos corações foram tocados pelas belíssimas canções, quantas lágrimas rolaram em nosso rosto de adolescentes que acreditavam no amor e na emoção.
A música nos remetia aos céus e nos enlevava a Deus!
Muitas vezes era como os sons dos anjos que subiam naquelas montanhas verdes rumo ao céus serpenteando os montes solitários e frios de junho.
Quantas saudades daqueles serões que chovam seus bandolins e cavaquins nas melodias tristes dos antigos compositores e traziam recordações aos nossos pais e nos preparavam para apreciar a boa música!
Chora meu coração ao lembrar aquelas melodias que eram saídas do fundo da alma de seus tocadores e dos seus apresentadores naquelas tardes frias na hora do terço na matriz, da minha Baturité, confundiam-se com os sons dos sinos da igreja de Nossa Senhora da Palma.
Os sons dos choros e dos chorinhos ficaram gravados em nossa memória e em nossos corações para sempre!

Nenhum comentário: