DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Divino Espírito Santo de Deus, que derrama sobre todas as pessoas as graças de que merecemos, hoje e sempre nos acompanha nas trajetórias de nossas vida. Amém.

domingo, 7 de setembro de 2008

UMA VIAGEM DE TREM


UMA VIAGEM DE TREM

Por que corre tanto Maria-fumaça?
Era o nome da grande máquina do trem que nos levava de Baturité a Fortaleza.

O povo da cidade se familiarizou com ela e lhe apelidou de Laura 400, o número da máquina. Toda população só queria andar na Laura 400.

Quando o trem parava era uma festa: frutas, bananas secas, cajaranas, uvas pretas de boa qualidade, bolos, tapiocas, maria-maluca, tijolim, pupunhas da serra, alfenins, batidas de rapadura, enfim uma infinidade de comidas além do mel e do caldo de cana. Quando o trem chegava às 9:00, saíamos matando aulas do colégio Auxiliadora, para esperar o trem que passava para o Crato.

Que tempo bom aquele!
Aos domingos saía um trem especial de Baturité à Fortaleza.
Lá íamos nós, saboreando aquele ar puro e perfumado de flores e em cada estação o trem parava para abastecer.O contato com a natureza enchia nossos pulmões de puro oxigênio, enquanto uma leve brisa alisava nossos cabelos. Não tínhamos medo de nada, não tinha violência, nem ladrões roubando a mão armada.
Lá vai a Maria fumaça... Minha doce e querida Laura 400, descendo a ladeira do Itapay, fazendo curvas perigosas nas encostas da serra do mesmo nome!
Durante a viagem, lá vem o condutor "tricotando” os bilhetes de passagens, muitas vezes perdíamos no caminho de tão empolgados que estávamos com a viagem.
O nosso pensamento viajava nas ondas da música da máquina à vapor: café-com-pão, café-com- pão, café com pão, e íamos nós com nosso coração a bater aceleradamente rumo aos nossos sonhos, rumo às nossas fantasias, deixando para trás as saudades daquele dia!

Nenhum comentário: